Notícias

Como ser um contador de sucesso em 2021

Especialistas trazem dicas para profissionais da contabilidade que almejam uma carreira de sucesso

Autor: Liliane ScarattiFonte: A Autora

O mercado de trabalho passa por constante evolução e é preciso que os profissionais de todos os segmentos acompanhem este movimento para se destacarem e terem uma carreira de sucesso. Não é diferente com os contadores.

Via de regra, a graduação ou os cursos técnicos para contador trouxeram, ao longo do tempo, uma visão muito operacional do trabalho. Eles ficaram responsáveis, por exemplo, pela escrituração fiscal; registro e lançamentos contábeis; cálculo de impostos, juros e taxas; receitas e despesas; elaboração de relatórios, cálculos e planilhas.

Porém, hoje em dia, para uma carreira de sucesso, o contador precisa atuar como um consultor/gestor, já que, com o avanço da tecnologia, atividades até então manuais se tornaram automatizadas. É o caso do uso de programas com inteligência artificial (IA) que destinam robôs para a tarefa de lançar, cruzar e analisar dados, entregando, muitas vezes, até diagnósticos prontos. Assim, cabe ao profissional da área contábil daqui em diante agir como um estrategista, buscando sempre os melhores caminhos para que determinada empresa possa ter os melhores benefícios nas questões de tributação, impostos e encargos.

Quem explica é a professora Lucia Young, da ROIT Learning, que desenvolveu o curso online “O verdadeiro Lucro Real”, após identificar internamente na ROIT Contabilidade, que conta com mais de 150 colaboradores e é focada em atender clientes do lucro real, a necessidade de aperfeiçoamento constante no tema. “Aliar experiência com tecnologia é o perfil do contador de sucesso agora e ainda mais no futuro. Com a queda de margens e lucratividade nas empresas há uma forte tendência das mais de 3 milhões de empresas hoje no Lucro Presumido e boa parte das mais de 4 milhões no Simples Nacional, migrarem para o Lucro Real. Portanto, especialistas nesse regime serão cada vez mais valorizados e necessários para o mercado”, diz.

A especialista tributária conta que empresas como a ROIT, inclusive, demandam que os profissionais busquem atualização constante, tanto no aprendizado de novas ferramentas como nas atualizações legais e tributárias que possam ser do interesse de seus clientes. “Também preferimos o profissional antenado. Com a iminência de uma reforma tributária em vigor, é de fundamental importância que o profissional em contabilidade acompanhe de perto todos os movimentos e se atualize em tempo real”, acrescenta.

De contador a empresário

Para o contador que busca ter uma empresa própria, ou para os que já possuem, a primeira dica para sair na frente e assumir uma posição de destaque no mercado é ficar ligado nas novidades tecnológicas: o mercado está inovando muito com intuito de melhorar a qualidade da informação e agilidade nas entregas.

“Há mais de 70 mil escritórios contábeis no Brasil e mais de 500 mil profissionais, boa parte deles focado em Simples Nacional, MEI ou Lucro Presumido. Mas esses regimes tributários não chegam a 40% do potencial de honorários! Mais de 60% dos honorários são pagos pelas empresas do Lucro Real, com mais complexidade, obviamente, mas com um grande e promissor espaço para crescimento e lucratividade”, ressalta Lucas Ribeiro, CEO e fundador da ROIT.

Contudo, não adianta ter boas ferramentas sem que haja uma equipe qualificada e comprometida. Os clientes de uma empresa contábil estão cada dia mais exigentes com prazos e procedimentos, trabalho que quando feito de forma errada pode gerar pesadas multas e encargos extras.

“Seja um especialista em lucro real o quanto antes, para atender a grande demanda que o mercado já tem e cresce a cada dia, e estude novas tecnologias. O contador de hoje e do futuro não pode ser apenas contador, precisa ser um exímio administrador e conhecedor profundo de tributação”, reforça Lucas Ribeiro.