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Vendas por assinatura: entenda a forma de fidelização

Assinaturas estão revolucionando e-commerce e conquistando espaço cada vez maior entre consumidores

Autor: Flávia VianaFonte: Conversion

Quando falamos em vendas por assinatura, logo já pensamos em grandes empresas que oferecem algum serviço prático por pequenos preços, como é o caso do streaming, que hoje já é um fenômeno mundial. Contudo, esse não é um recurso exclusivo de grandes corporações, e pequenos empreendedores que estão presentes no ambiente virtual também podem tirar proveito disso, desde que seu negócio seja compatível com o formato.

A chamada economia de recorrência é uma ótima forma de garantir uma renda mais estável e a fidelização de sua clientela, já que a assinatura é um compromisso firmado entre cliente e empresa. Essa é uma forma simples e eficaz de atender à demanda de diferentes nichos, seja com produtos ou serviços, oferecendo um serviço que seja prático, barato e de qualidade. Por ser algo versátil, qualquer empresário pode tentar aplicar o método em seu negócio, desde que seja criativo o bastante para estabelecer um serviço que seja atrativo para seus clientes.

Geralmente, as assinaturas são vendidas em pacotes, podendo ser cobrada mensalmente ou renovada a cada semestre ou ano. Isso garante uma renda mais previsível e evita grandes variações no faturamento mensal, então é uma boa forma de não ficar no vermelho. Se o serviço prestado for realmente de qualidade, o cliente ficará satisfeito e continuará assinando, assim como também poderá recomendar a marca para outras pessoas. Todos saem ganhando.

Outra vantagem é que, mesmo que já seja algo comum de se ver dentro do e-commerce, oferecer um serviço por assinatura ainda é um grande diferencial no mercado. Muitos setores ainda não começaram a explorar esse recurso devidamente, e agora é o momento de ousar fazer algo novo. Isso pode ser aplicado em empresas de qualquer segmento – desde oferecer assinaturas para realização de exames até algo relacionado com a venda de alimentos caseiros e artesanais.

Além disso, um serviço por assinatura tem um consumidor-alvo muito específico; afinal, somente pessoas que precisam daquele produto vão se interessar por algo recorrente. Sendo assim, é mais fácil atrair a clientela certa para seu negócio e definir um pacote que apresente vantagens exclusivas e outras coisas de interesse, de acordo com o perfil do consumidor. É claro que isso exige um bom entendimento do mercado e boas estratégias de marketing, mas, quando feito corretamente, é possível aumentar consideravelmente o faturamento, sem elevar os custos.