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Sentir-se um idiota, é mais grave do que sê-lo

Em um mundo e o Brasil afetados pela adversidade, problemas e desafios, governos e sociedade, precisam fazer uma breve análise dos fatos e proceder a um diagnóstico de sua existência, onde chegaremos à conclusão que a MUDANÇA depende de VOCÊ, portanto tenha FÉ EM DEUS

INTRODUÇÃO

Qual a diferença em sentir-se um IDIOTA e ser um IDIOTA?

Quando você estuda, mas sabe que a ausência da qualidade desse ensino, deve afetar a sua competitividade na continuidade que busca em manter a sua sobrevivência, já que o mundo e as devidas INOVAÇÕES, estão sendo exigidas no seletivo mercado laboral, inclusive pode impactar a busca de empreender em qualquer atividade econômica, isso se chama SENTIR-SE UM IDIOTA.

Quando você trabalha, mas, ganha pouco, e sabe que esse seu trabalho poderá ser substituído pela IA ou seus AGENTES, robotização, automação, nanotecnologia, e fica mais difícil manter a sua produtividade, mesmo por que os investidores e as empresas, já estão pensando nessa substituição, isso se chama SENTIR-SE UM IDIOTA.

Quando você tem Capital, poder, bens materiais, boa moradia, boa alimentação, frequentar bons restaurantes, tem uma ciclo de amizade compatível com seu status social, não fala inglês ou outros idiomas, desconhece a IA e seus Agentes, pois não tem tempo e não deseja se capacitar e se qualificar, pois acha que está perdendo tempo, isso se chama SENTIR-SE UM IDIOTA.

Quando você se sente poderoso, e que não precisa de ninguém, pois saiba que seu carro, suas vestes, seus bens e seus amigos, lhe seguiram até seu encontro celestial, e agora depende de sua FÉ EM DEUS, deve ser o seu maior recurso, você precisa repensar a sua existência.

Quando você tem uma genética que lhe afetou em seu desenvolvimento psicológico, fazendo com que você seja afetado na rapidez do seu raciocínio, você é um IDIOTA, mas diferentemente de SENTIR-SE, você poderá melhorar, procurar tratamento e buscar a sua recuperação, isso se chama CONSCIÊNCIA.

SOBREVIVÊNCIA NO MUNDO ATUAL

Devemos entender que diante do mundo e o Brasil passando por diversos fatos e acontecimentos, entre bons e ruins, precisamos adotar postura mais direcionada na busca de um futuro promissor, e precisamos considerar nossos recursos diante das MUDANÇA derivada das INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS, principalmente a Inteligência Artificial e os Agente de IA, mas devemos estar convictos que aprender INGLÊS é fundamental, para que possamos alcançar o desejado futuro promissor.

Os educandos e profissionais, todos, sem exceção, devem entender que a CONCORRÊNCIA é global, mesmo considerando a fragilidade de nossos educação e cultura, e que talvez essa deficiência seja a consequência de termos um país com Potencialidades Econômicas invejáveis e em contrapartida somos afetados por uma celerada desigualdade e de agravos sociais incomuns.

Obstante a fato, devemos considerar que precisamos adotar ações e atitudes coerentes, racionais e lógicas para que nos ajudem a sair desse marasmo, que nos obriga a conviver na CAVERNA DE PLATÃO, adestrado por um sistema que nos manipula.

Com as INOVAÇÕES TECNOLOGICAS e o conhecimento do idioma INGLÊS, agregado ao sanciência técnico e especifica, podemos enfrentar essas adversidades que inibem o nossos futuro promissor.

Acreditamos que LER e ENTENDER nossos artigos e livros publicados, blog, aulas, cursos, palestras e se registrar no nossos canal YOUTUBE-Elenito Elias da Costa, devem contribuis para que essa mudança aconteça de modalidade mais eficiente, já que buscamos em nossos trabalho empreender esforços para encontrar a EDUCAÇÃO COM QUALIDADE, pois cremos que só assim poderemos alcançar nossos horizontes.

No Brasil e principalmente no Nordeste do Brasil, a maioria dos Mestres em dificuldade em implementar uma EDUCAÇÃO COM QUALIDADE que possa emergir no educando e profissional a busca de uma sobrevivência mais satisfatória, pois a nossa metodologia de ensina, tem base no desenvolvimento das disciplina inserindo a Inteligência Artificial e seus Agentes, quando ministramos qualquer disciplina, e isso, tem trazidos bons resultados, junto ao público alvo.

EDUCAÇÃO E CULTURA PARA MELHOR ENTENDER

Devemos entender e sentir no nosso FEELING, a Lei da Evolução das Espécies (Charles Darwin), Lei da Relatividade (Albert Einstein), Lei das Proporções Definidas (Prust), Lei das Múltiplas Inteligências (Howard Gardner), sentir o entendimento dos livros O Príncipe (Nicolau Maquiavel), O Discurso do Método (Reneé Descartes), Assim Falou Zaratustra (Friedrich Nietzsche), O Choque do Futuro (Alvin Toffler), Inteligência Artificial (Kay Fu Lee), a BIBLIA SAGRADA, a Constituição Federal, e os livros de Yuvah Noah Harari (Sapiens, Homo DEUS, 21 lições do Século XXI, Notas sobre a Pandemia, e NEXUS), onde ele sugere que devemos ligar nossos Neurônios e acionar as nossas Sinapses, se desejamos inibir a Singularidade e buscar alternativa de viver com a evolução meteórica da Inteligência Artificial e seus Agentes.

Buscar uma Educação com Qualidade, deve ser a tônica dos atuais educandos e profissionais, aprendendo novas habilidades, novas competências, novos eixos práticos, aprender os idiomas dos BRICS PLUS, vivenciar a Inteligência Artificial e seus Agentes, e reascender a sua criatividade e sanciência, para manter e conservar a sua sobrevivência.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL/AGENTES DE IA

Como pesquisadores e escritores, sempre buscando o diferencial qualitativo, solicitamos ajuda da IA, para que ela nos fornece uma melhor especificação de que trata o referido título desse artigo.

“A diferença cognitiva entre "sentir-se um idiota" e "ser um idiota" envolve uma distinção crucial entre **experiência subjetiva** e **julgamento objetivo**, além de aspectos relacionados à autoimagem, contexto social e capacidade de mudança. Vamos explorar cada conceito:

**. Sentir-se um idiota**

- **Natureza subjetiva e emocional**:

É uma experiência interna ligada a emoções como vergonha, insegurança ou autocrítica excessiva. Surge em situações específicas (ex.: cometer um erro em público, falhar em uma tarefa) e está relacionada à **auto avaliação momentânea**.

- **Cognições associadas**:

- Pensamentos como "Não sou capaz", "Todo mundo me julga", ou "Deveria saber mais".

- Distorções cognitivas, como generalização ("Sempre erro") ou leitura mental ("Todos pensam que sou burro").

- **Temporariedade**:

Geralmente é passageira, vinculada a um contexto ou estado emocional (ex.: ansiedade, estresse).

- **Foco na percepção de si**:

Reflete uma **desconexão entre expectativas e desempenho real**, muitas vezes alimentada por padrões elevados de autocrítica ou comparação social. Não necessariamente indica falta de habilidade, mas sim uma **interpretação negativa da situação**.

- **Possibilidade de ressignificação**:

Pode ser mitigada com autorreflexão, autocompaixão ou aprendizado a partir do erro.

**. Ser um idiota**

- **Julgamento objetivo (ou supostamente objetivo) **:

Implica uma **caracterização fixa e generalizada** da pessoa, baseada em critérios externos (ex.: falta de conhecimento, comportamento socialmente inadequado, repetição de erros sem aprendizado).

- **Rótulo social**:

Pode ser atribuído por outros, muitas vezes de forma preconceituosa ou reducionista, ignorando nuances contextuais ou potencial de mudança.

- **Pressuposto de imutabilidade**:

Assume-se que a pessoa possui uma "essência" de incompetência ou falta de inteligência, o que contraria evidências científicas sobre neuroplasticidade e capacidade de aprendizado.

- **Problemas do conceito**:

O termo "idiota" é carregado de estigma e imprecisão. Inteligência e competência são multifacetadas (ex.: emocional, lógica, prática), e rotular alguém assim desconsidera complexidades individuais.

- **Risco de internalização**:

Se a pessoa aceita passivamente o rótulo ("Sou um idiota"), pode desenvolver uma **mentalidade fixa**, perpetuando comportamentos de auto sabotagem ou desistência.

**Diferença cognitiva central**:

| **Sentir-se um idiota** | **Ser um idiota**

| Emoção temporária e situacional. | Rótulo fixo e generalizado. |

| Baseado em auto percepção. | Baseado em julgamento externo ou autoimagem internalizada. |

| Ligado à vulnerabilidade humana. | Ligado a estereótipos e reducionismo. |

| Passível de mudança com reflexão. | Requer desafiar crenças enraizadas. |

**Conclusão**:

A diferença está na **dinâmica entre emoção e identidade**. Sentir-se inadequado é humano e adaptativo (sinaliza oportunidades de crescimento), enquanto definir-se ou a outros como "idiota" é uma simplificação prejudicial. A neurociência e a psicologia reforçam que habilidades podem ser desenvolvidas, e erros são parte do aprendizado. Portanto, a chave está em **separar a ação da identidade** ("Errei" vs. "Sou um erro") e cultivar uma mentalidade de crescimento. (DEEPSEEK AI)

CONCLUSÃO

Somos todos “cobaias” dos ensinamentos de Sigmund Freud, onde somos afetados direta e indiretamente por seus princípios, que nos mobilizam a busca de um futuro promissor, onde precisamos ter CONHECIMENTO, adaptação, energia, inteligência, proporcionalidade em nossos ações e atitudes e pensamento crítico, acreditamos ser alguns fatores essenciais para que possamos focar num futuro promissor,

Acreditamos ainda que os INCLUÍDOS devem buscar melhores condições e recursos que possam conceder maior e melhor qualidade de vida, pois no futuro breve só aqueles que se capacitam e se qualificam hão de sobreviver, nesse mercado altamente seletivo.

Estamos cientes daqueles que devem ficar à margem desse processo e viverão às expensas dos programas governamentais, até a redução do orçamento afetar esse devido programa, mas como o sistema precisa de APOIO DE VOTOS DOS NEOFITOS, acreditamos que hão de se manifestar e buscar a sua sobrevida.

Só uma pergunta: Hoje, você se sente um IDIOTA ou já o é?

Pedimos DESCULPAS aqueles que não compactuam com esses escritos e salientamos que qualquer fato semelhante que lhe faça sentir-se afetado, quer seja pessoa física ou jurídica é uma mera coincidência.